quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

O Salão do Automóvel, da Criança, Fenit e UD.

A Petracco tinha um stand no Salão do Automóvel que se realizava no Pavilhão do Ibirapuera e meu pai e outros diretores tinham que ficar por lá o dia todo até a noite para atender os visitantes . 

Nesta ocasião minha mãe tinha muito trabalho pois preparava quitutes para meu pai levar     no stand. Ela ia na feira e comprava vários maços de cheiro verde, alho e aliche e depois passava no Peg e Pag, comprava litros de azeite e muitos pães Pullman de forma. Eu acho que a fábrica pagava um dinheirinho para estes preparos. Ela passava o dia lavando os maços de cheiro verde e picando tudo muito miudinho. Ela enchia vários potes enormes com alichela e guardava na geladeira. Meu pai levava um pote por dia na feira, com os pães todos cortados. Eles eram divididos entre os diretores que ficavam por lá e também servido aos visitantes. No stand havia uma mesa com vários petiscos e bebidas, servida por garçons e a alichela ficava entre os quitutes.  

Quando meu pai nos levava, Cibéle e eu ficávamos sentadas nos sofás montados atrás de biombos, fechado ao público , onde descansavam  os diretores da Petracco . Ali nos distraíamos  com muitos folhetos que pegávamos de outros expositores após uma volta na feira toda com nosso pai. 

Na parte aberta ao público havia enormes vitrines com placas de automóvel que brilhavam quando batia luz, muitas medalhas, distintivos, placas de estradas, de ruas, chaveiros, troféus e muitos outros artefatos produzidos pela fábrica . 

O melhor disto tudo era que meu pai, como expositor, tinha direito a ingressos de todas as feiras realizadas no Ibirapuera como a FENIT, UD e Salão das Crianças. E ele nos levava a todas elas juntamente com minha mãe . 

Na FENIT tinham todas as novidades das tecelagens e da moda . Era uma profusão de tecidos, aviamentos, moda e desfiles. O que encantava a minha mãe eram os tecidos que não amarrotavam, o tergal, o nylon, o banlon,etc. 

Na UD - Feira de Utilidades Domésticas, havia os lançamentos modernos em eletrodomésticos e muitos utensílios para a casa. Havia aulas de culinária em vários stands    e ganhávamos muitos brindes e livros de receitas .Minha mãe ficava encantada com as novidades como enceradeiras que não faziam barulhos, máquinas para lavar roupas,      ferros de passar que pareciam naves espaciais dos Jetsons e muitas outras coisas para uma casa do futuro ... 



Agora o mais esperado por nós era o Salão das Crianças em outubro, como já descrevi em outro momento do blog. Aquilo para nós era um grande presente para o Dia das Crianças pois além dos mais diversos brindes que recebíamos, tinha shows com palhaços, músicas, brincadeiras . 

Quando aparecia o comercial na TV com a famosa musiquinha : " O esperado salão da criança / A bandinha de música voltou / E o palhaço chamando as crianças / Avisando que    a festa começou / No Ibirapuera tem competição .Tem pra criançada muita diversão",              a gente contava os dias para chegar a data tão esperada . 


As miniaturas que recebíamos de produtos como Maizena, garrafinhas de Coca Cola em    mini engradados, latinhas  de ervilhas, extrato de tomate  junto com mini elefantinhos da Cica, o famoso arroz Brejeiro , etc, eram as que mais  nos fascinavam  pois brincávamos muito em nossa cozinha de brinquedo e colocávamos em  mini carrinhos de supermercados onde Cibéle e eu passávamos horas brincando de casinha .

Hoje avalio como um sonho envolto em brumas de felicidade infantil. Experiências oníricas  de um tempo que não volta mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário